PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO PEREÇA MAIS TENHA A VIDA ETERNA...
CRER TAMBÉM É PENSAR !!!

sábado, 6 de novembro de 2010

RESILIÊNCIA... VOCÊ SABE O QUE É ISSO???

Quem nunca enfrentou um grande problema na sua vida, certamente algum dia enfrentará. Podem ser perdas materiais (tal como ser demitido do emprego) e emocionais (tal como a morte de um ente querido), podem ser dívidas, podem ser falsos amigos, etc. A vida é feita de altos e baixos e temos que aprender a conviver com eles, mas o que irá nos diferenciar dos demais é a forma como agimos diante desse tipo de situação. É aí que nos caracterizamos (ou não) como uma pessoa resiliente. Você sabe o que é isso?



O que é uma pessoa resiliente

Uma pessoa resiliente é alguém que tem uma capacidade maior de se portar positivamente diante a momentos de choque ou trauma. É importante saber que ser assim não quer dizer que você tem apenas que sorrir para o problema e dizer que tudo vai dar certo no final, significa conseguir uma solução eficaz para algo que não está certo ao invés de simplesmente ficar se lamentando pelo ocorrido. Significa também sempre tirar proveito da situação e aprender com tudo o que você viveu.

Nas empresas…
Cada dia mais as empresas vem procurando profissionais que tenham características “resilientes”: que tenham força, capacidade e sabedoria para enfrentar os problemas à sua volta de forma a buscar a melhor solução sem precisar fazer “tempestade em copo d’água”. Ser resiliente numa empresa é de extrema importância para que estejamos melhor preparados para os desafios que aparecem todo dia. Você quer um exemplo de desafio? Basta lembrar do alvoroço que a crise financeira fez na economia mundial, afetando milhões de empresas em um verdadeiro “teste de fogo” para empresários, chefes e funcionários.

Saber encarar os problemas de frente e conseguir agir equilibradamente dentro de um ambiente de pressão, isso é ser um verdadeiro profissional resiliente.

Em cargos de liderança…

Uma das características principais de um bom líder é a resiliência. Um líder que não consegue agir estavelmente dentro de uma situação crítica não terá capacidade emocional de encontrar a melhor solução para a empresa, equipe e seus clientes.
O bom líder tem que saber buscar inspiração, desejo e confiança dentro de si para que, mesmo diante dos problemas (graves ou não), tenha plenas condições psicológicas de tomar as atitudes necessárias para a correção.
É importante notar também que o líder resiliente não apenas consegue resolver os problemas que o ceram, mas também consegue entender a sua causa para que no futuro seja possível evitar os erros que o causaram.

Se você está vivendo um período conturbado na sua vida, não seja um agente passivo diante de tudo. Busque soluções e aprenda com o que acontece na sua volta!

0 comentários:

Postar um comentário